A AXOL Engenharia é uma empresa que desenvolve soluções para o mercado de gestão de manutenção e monitoramento de transformadores imersos em líquido isolante, em formato de plataforma de softwares como serviço, plataforma SaaS (software as a service). A equipe da AXOL possui profissionais com mais de 20 anos de experiência em gestão de ativos e em tecnologia da informação (TI), oferecendo soluções para o monitoramento de transformadores com alto valor agregado.
Os softwares disponibilizados na plataforma da AXOL, são baseados em técnicas avançadas de confiabilidade, para aplicação na avaliação preditiva de transformadores, oferecendo ao usuário uma experiência diferenciada no monitoramento do risco operacional desses equipamentos.
As soluções da AXOL são construídas utilizando uma nova abordagem, com novos subsídios (novos indicadores) para tomada de decisão. Essa abordagem possibilita um controle mais apurado sobre os transformadores, mitigando o risco de falhas, otimizando recursos e garantindo sustentabilidade à gestão do ativo.
Linha do Tempo
2019: Início de pré-incubação INDETEC / UFSJ
Ideação e planejamento das atividades para desenvolvimento do modelo de negócio junto ao INDETEC/UFSJ.
2020: Criação da empresa
Criação da empresa, composição do time da AXOL Engenharia e continuidade na elaboração do modelo de negócio junto ao INDETEC / UFSJ.
2020: Participação do Programa CENTELHA
Participação no programa e classificação para a semifinal, com o projeto ARM (Análise do risco na manutenção).
2021: Participação no programa Congonhas Inova
Programa de pré-aceleração de startups fomentado pela prefeitura de Congonhas MG e conduzido pela Neo Venture, ficando a AXOL Engenharia entre as 10 classificadas para o demoday.
2021: Realização de POC junto com a MGM Óleos Isolantes
Foi realizada uma prova de conceito da solução proposta pela AXOL, durante o Programa Congonhas LAB, como requisito para validação da solução embarcada em modelo de software como serviço.
2021: Realização de POC com uma concessionária de energia elétrica
Realização de uma prova de conceito para avaliação do risco operacional de 112 transformadores de distribuição de grande porte.
2022: Construção de um MVP para a Energisa Distribuição
Construção de um MVP para a avaliação do risco operacional de 900 transformadores de distribuição de grande porte para o grupo Energisa.